publicidade
TI INSIDE - Outsoucing
   pesquisa avançada

PODER JUDICIÁRIO
Cadastre-se e receba TI INSIDE Online - GESTÃO FISCAL no seu email 
Sistema movimenta quase 30 mil processos por meio digital em cinco anos operação
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012, 16h42



publicidade

O Sistema de Processo Eletrônico (e-CNJ) completa cinco anos de operação em fevereiro com um saldo positivo expresso na agilidade e redução do estoque de processos, e na eliminação e movimentação de papéis.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante esse período, mais de 29 mil procedimentos administrativos e disciplinares foram totalmente movimentados por meio digital.
Ainda existem 3 mil processos administrativos armazenados em um sistema, baseado na plataforma e-CNJ,  do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF).
Estes documentos também podem ser consultados e movimentados pela internet.
“Vemos que, a cada ano, o total do estoque de processos em tramitação diminui. Isso mostra que o CNJ tem julgado mais processos do que entram”, explica Giscard Stephanou, coordenador de gestão de sistemas do CNJ.
Em 2012, entraram 341 ações e foram arquivados 484 processos. Atualmente, estão em andamento 3.317 processos, incluindo Corregedoria, Presidência e conselheiros.
Segundo ele, os resultados alcançados estão motivando os tribunais a firmarem parcerias com o CNJ para o repasse desta tecnologia. Alguns tribunais já assinaram termo de cessão de uso do sistema como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a segunda instância do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
O sistema foi desenvolvido em software livre e sua plataforma é totalmente via web.
Apesar do grande número de usuários cadastrados e da consulta pública, não foi registrado nenhuma falha nos dispositivos de segurança do e-CNJ. “O sistema é seguro, inclusive com ferramentas que replicam os arquivos de dados e rotinas de backup”, alerta Giscard.
Todos os registros de acesso e/ou consulta ficam gravados no sistema para garantir a recuperação dos dados em caso de auditoria.
Os serviços do e-CNJ estão disponível na página inicial do CNJ na internet (www.cnj.jus.br). Entre eles figuram o cadastro com ou sem certificação digital para movimentação do processo, o peticionamento eletrônico, a consulta pública, a emissão de relatórios de processos do usuário e assinatura eletrônica dos processos.
O aplicativo oferece ainda 30 perfis e/ou funcionalidades diferentes para acesso que variam de acordo com as necessidades de cada usuário.
Os advogados cadastrados podem ser intimados eletronicamente e o sistema registra quando o documento foi aberto e começa automaticamente a contar o prazo da notificação, por exemplo.
No perfil dos conselheiros, é possível incluir o voto que será proferido na sessão. Já os servidores responsáveis por atualizar em tempo real as decisões e status dos processos durante as sessões acessam uma tela gerencial da sessão.
“Isso mostra que o sistema atende às diversas necessidades dos usuários e mantém-se integrado, poupando tempo nos fluxos de trabalho. Não existe papel em nenhuma etapa. Quando recebemos advogados que querem protocolar a ação pessoalmente, orientamos a entrar no e-CNJ”, avalia Giscard.

Da Redação
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (0) Comentar   
 publicidade
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 14 de maio de 2012
16h52 - Plano Diretor formula diretrizes para orientar ações dos países do Mercosul

quinta-feira, 3 de maio de 2012
15h23 - TJ-MS adotará processo digital em 2º grau a partir de julho
14h16 - Prefeitura de Curitiba amplia escopo do projeto Legisladoc

sexta-feira, 27 de abril de 2012
14h23 - Damef deve ser entregue por 66 mil empresas mineiras inscritas no ICMS

quinta-feira, 26 de abril de 2012
18h33 - Paraíba distribuirá carteiras funcionais com certificados digitais
18h20 - Certificado digital valida contratos de energia elétrica em plataforma da Brix
13h50 - Prodest cria site que contém explicações sobre certificação digital

quinta-feira, 19 de abril de 2012
15h26 - BB exige uso da certificação digital para acessar suas páginas na internet

sexta-feira, 13 de abril de 2012
16h32 - CertForum debate uso da certificação digital ICP-Brasil na área médica

quinta-feira, 12 de abril de 2012
15h58 - Fisco gaúcho coloca no ar portal e-CAC, para atendimento aos contribuintes
14h51 - Banco Toyota adota assinatura digital para aprovar crédito atacado

terça-feira, 10 de abril de 2012
15h05 - Maioria das comarcas do Mato Grosso do Sul adota processo eletrônico

quinta-feira, 5 de abril de 2012
14h06 - Banco Toyota adota assinatura digital para aprovar operações de crédito
13h44 - Parceria permite registro de atos societários com assinatura eletrônica

quinta-feira, 29 de março de 2012
14h43 - ITI anuncia processo de atualização de sua estrutura tecnológica

quarta-feira, 28 de março de 2012
00h22 - Certificação digital oferece maior segurança no envio da declaração de IR

segunda-feira, 26 de março de 2012
17h20 - APM lança Atestado Digital para combater fraude na área médica

quinta-feira, 22 de março de 2012
17h19 - TCE de Minas Gerais adota tecnologia na tramitação de processos
13h41 - Autofax apresenta software que faz assinatura de documentos eletrônicos

terça-feira, 20 de março de 2012
16h53 - Média de emissões cresceu 14% no ano passado, segundo o ITI

quinta-feira, 15 de março de 2012
15h54 - Soluti apresenta documentos para se credenciar como AC

sexta-feira, 9 de março de 2012
14h53 - Junta Comercial mineira pode cancelar mais de 29 mil registros em abril

quinta-feira, 8 de março de 2012
17h34 - Prodest passa a emitir certificado digital para usuários e órgãos públicos
17h13 - CNJ mantém exigência de uso de certificado digital ICP-Brasil

terça-feira, 6 de março de 2012
16h41 - As empresas devem transmitir a Rais 2011 até sexta-feira, 9

quinta-feira, 1 de março de 2012
14h08 - Legislativo de Foz do Iguaçu se prepara para adotar plataforma GED

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
14h47 - Juntada de documentos pode ser solicitada via internet

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
14h12 - STJ adota novo padrão de certificado digital
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVATELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TI INSIDE é uma propriedade da Converge Comunicações.

publicidade