publicidade
TI INSIDE - Outsoucing
   pesquisa avançada

ENIO KLEIN, DIRETOR DA K&G
Cadastre-se e receba TI INSIDE Online - Outsourcing no seu email 
Tecnologia para vendas: hora de reescrever conceitos
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010, 20h54



publicidade
Tecnologia sozinha não traz resultados. Este tem sido o mantra dos especialistas quando se fala na utilização da automação em diversas áreas profissionais. Isto é uma verdade. O que tem faltado, contudo, é explicar quais os complementos que a fariam trazer estes resultados.

O “calcanhar de Aquiles” de toda a automação é a pouca atenção para o fato de que incorporar técnicas e ciência estabelecidas e enraizadas nos processos é, na maior parte das vezes, a razão principal do sucesso na atividade.

Com vendas não é diferente. Técnicas (de vendas, claro) são as manobras, estratégias e táticas testadas e aprovadas que garantem a vitória sobre a concorrência. Não estamos falando de sistemas sofisticados, mas sim daquelas regras de vendas tradicionais e garantidamente eficazes. Há, porém, uma questão: tais técnicas tradicionais devem ser adaptadas, refinadas e ajustadas para alavancar os enormes benefícios da tecnologia no processo de vendas.

“Isto é um ‘lead’ ou uma oportunidade?”, “Estou apresentando os benefícios do meu produto muito cedo?”, “Onde me situo no ciclo de vendas?” “Devo tentar fechar esta venda antes que a concorrência chegue?”, são algumas perguntas frequentes na cabeça de vendedores no seu dia a dia.

Responder a estas perguntas de forma clara e eficaz é função de um verdadeiro sistema para automação de vendas. .

Há pelo menos duas razões para considerar a construção de um processo de automação baseado em métodos de vendas: a primeira é disseminar em toda a força de vendas uma cultura de ‘boas práticas’ ao ensiná-la à ferramenta de produtividade que todos querem – o computador. A segunda razão é fazer com que o computador consiga ajudar os vendedores proativamente em seu dia-a-dia, sugerindo técnicas e habilidades de venda. Se o computador não entender as técnicas e habilidades, Como poderá ajudar?

Mesmo não tão frequentes quanto o adequado, equipes de vendas participam de programas de treinamento. Entretanto, mesmo programas de treinamento com conteúdo muito rico e consistente não apresentam resultados práticos no dia a dia da área de vendas se não forem acompanhados de um plano de instrumentalização da força de vendas. Sem a aplicação das técnicas em suas atividades do dia o vendedor simplesmente não as usa, deixando assim de usufruir de seus benefícios diretos.

Percebemos como necessário para as organizações não só disseminar os conceitos, mas também criar condições para implementá-los, na prática, no conjunto de atividades de seus vendedores. Como conseguir isso? Colocando a metodologia dentro do software de vendas. Com o uso freqüente, não há como os vendedores não incorporarem as técnicas básicas.

Esta na hora de reescrever estes conceitos essenciais, a partir da construção de métodos de venda totalmente compatíveis com o computador. Um método que revele o extraordinário potencial que o computador tem para ajudar a vender melhor.

Com esta boa companhia, a tecnologia trará sim, excelentes resultados.



Enio Klein, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP, dretor da K&G Sistemas e General Manager da operação SalesWays no Brasil. www.salesways.com.br
Da Redação
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (2) Comentários   

Links relacionados
 publicidade
OUTROS DESTAQUES

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
10h35 - Vantagens e desafios da computação em nuvem

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
16h34 - Cloudsourcing: o inevitável modelo de terceirização

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
08h57 - PMO como agente de mudanças nas organizações
11h57 - Projetos de implantação: a hora da verdade

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
12h18 - PayPal anuncia previsões em pagamentos para 2012
19h30 - Qual a real importância e benefícios do SAM?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
18h00 - Oportunidades e desafios da era dos negócios online

terça-feira, 17 de janeiro de 2012
21h50 - BPO/ITO: panorama e tendências
21h16 - Os desafios da gestão da estratégia empresarial

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
11h37 - O processo de vendas: a importância da interação crítica

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
16h14 - A grande oportunidade na web para esta década
16h22 - A revolução da informática e seu impacto cultural e político

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
19h42 - É hora de planejar 2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2012
13h52 - Plataformas de comunicação multimídia interativa a serviço da maior produtividade

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
21h58 - Digitalização de documentos e a simplificação de processos operacionais nas empresas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
11h25 - Premissas para adoção de ferramentas para Gestão de Projetos Corporativos

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
00h25 - Responsabilidade civil na Internet

terça-feira, 20 de dezembro de 2011
12h16 - Ferramentas Sociais: o momento é agora

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
12h27 - Políticas públicas para o software nacional

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
11h08 - Copa de 2014: o setor de TICs chutado para escanteio
10h27 - Saiba como justificar um programa de qualidade de dados

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
14h11 - Este método não se aplica aqui: "somos muito diferentes". Será?
14h08 - Preparação e abertura são caminhos para a mudança

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
17h49 - BPO & ITO modelos distintos de oportunidade Brasil - Índia

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
22h18 - Invenção e inovação no Brasil
21h50 - Fim de uma era: rede social redistribui poder no relacionamento cliente/empresa

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
15h28 - A tecnologia e a colaboração nas estratégias das empresas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011
11h36 - O avanço da tecnologia e seu reflexo nas organizações

quarta-feira, 30 de novembro de 2011
16h01 - Sustentabilidade, custos e o Impacto da TI

quarta-feira, 23 de novembro de 2011
00h11 - Desenvolvendo em Chrome

segunda-feira, 21 de novembro de 2011
21h21 - Carreira em tecnologia: iniciar corretamente é o segredo
21h17 - Por que a integração é a chave para os projetos SOA e na nuvem sejam bem-sucedidos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011
12h23 - O "Documento de Sucesso": como acertar da primeira vez?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011
15h10 - Novas formas de se pensar a inovação nas operações de serviços utilizando a TI
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVATELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TI INSIDE é uma propriedade da Converge Comunicações.

publicidade