Cresce a prática de bullying pela internet no Brasil, diz pesquisa

0

A prática do bullying, termo inglês que caracteriza atos agressivos verbais ou físicos, de maneira repetitiva, por parte de um ou mais estudantes contra um ou mais colegas, está se tornando cada vez mais comum e ganhando enorme dimensão também no Brasil, de acordo com pesquisa feita pela SaferNet, organização não governamental que combate a violência e o crime por meio da internet.
Para o levantamento foram ouvidos 875 jovens, dos quais 38% declararam que foram vítimas, ao menos uma vez, de ciberbullying (violência praticada pela web) e 44% dos amigos "reais". O estudo observa que, diferentemente da violência física, o ciberbullying garante o anonimato e as vítimas podem sofrer muito mais pela dimensão que o ato pode alcançar.
O psicólogo e diretor de prevenção e atendimento da Safernet Brasil, Rodrigo Negm, explica que a prática do ciberbullying prolonga a ação, anteriormente restrita ao ambiente escolar, por exemplo, quando o professor ou diretor repreendiam o aluno ou grupo que promovia a violência.
Hoje, um material difamatório postado na internet, mesmo que seja retirado em curto espaço de tempo, pode vir a ser reproduzido por outros internautas, causando um transtorno interminável à vida da vítima, avalia Negm. "Na internet, a humilhação, que ficava restrita a um âmbito, geralmente escolar, ganha maior dimensão no espaço público da internet. O mundo inteiro pode ter acesso a esse tipo de agressão. A família e os amigos veem essa mensagem. A criança não consegue escapar da agressão, até porque alguém pode guardar esse material e postá-lo novamente", observa. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.