publicidade
TI INSIDE - Outsoucing
   pesquisa avançada

DANIELA MENDONÇA, DA LG SISTEMAS
Cadastre-se e receba TI INSIDE Online - Outsourcing no seu email 
Projetos de implantação: a hora da verdade
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012, 11h57



publicidade

Quando começamos a implantar softwares, há 16 anos, não havia nenhuma ou quase nenhuma referência sobre projetos de implantação de software. Tudo o que fizemos e desenvolvemos foi a partir de experiências e de muita “garra” para termos sucesso. No entanto, dada a importância do tema e a evolução das práticas na área, vejo que esse quadro não mudou muito.
Para mim, deveria haver cadeiras em universidades e faculdades para abordar esse assunto. Isso porque podemos dizer que implantar software é uma atividade complexa, no sentido de que “abrange muitos elementos ou partes” (conceito mencionado pelo dicionário Aurélio). E quais são essas “partes”?
Primeira parte
Começamos pela fase de venda do produto, que, por natureza, é uma aquisição intangível. Nessa fase temos que conhecer as necessidades do cliente, seus problemas que serão resolvidos pelo produto e suas expectativas. A partir daí, temos que modelar uma solução que vá atender a tudo isso, sem gerar falsas expectativas ou sub/superestimar o trabalho que será feito a seguir. Tudo isso a um custo que seja visto pelo cliente como compatível com a solução que ele vai receber.
Segunda parte
Caminhando nessa linha, temos então os produtos de software (aqueles intangíveis), que ao final do projeto, deverão atender às necessidades, resolver os problemas e corresponder às expectativas.
Terceira parte
Caso tenhamos algum problema, precisamos ter sempre uma equipe de suporte, pronta para atender rapidamente às demandas que chegarem, pois o projeto não pode parar.
Quarta parte
Para o projeto propriamente dito, ou seja, para as atividades que estão acontecendo no cliente, precisamos contar com uma equipe de consultores e analistas de sistemas. Essa equipe precisa ser formada por pessoas com habilidades diversas, técnicas e comportamentais, que usem seus conhecimentos em prol de executar adequadamente as atividades técnicas planejadas e que saibam se relacionar bem com as demais pessoas do projeto, sejam elas do cliente, de terceiros ou da própria equipe.
Quinta parte
Mas quem deve orquestrar todo o processo, para que tudo isso aconteça e para que o projeto dê os resultados (financeiro, qualidade, prazo etc.) esperados? O Gerente de Projetos, aquela pessoa que deve ter outros tantos conhecimentos e habilidades gerenciais, técnicas e de relacionamento.
Diferente de 20 anos atrás, quando não tínhamos muita coisa em que nos apoiar além da nossa própria experiência, hoje temos metodologias de gerenciamento de projetos, que nos fornecem subsídios para nos orientarmos na condução de projetos. Temos ainda a estruturação de processos de trabalho, que definem a linha de base sobre a qual o projeto vai ser conduzido.
Contamos também com métricas, indicadores e todo tipo de informação que nos dão o status dos projetos em qualquer momento e nos ajudam a tomar decisões para melhorar cada vez mais nossos processos de trabalho, em um ciclo virtuoso onde, cada experiência adquirida nos faz melhores para as próximas. Realmente, olhando para trás, estamos bem melhores. Mas como diz um amigo, ainda há espaço para melhorar.
Todos sabemos que as empresas, por si só, não existiriam se não fossem as pessoas que as compõem. E todos sabemos também que as pessoas não são iguais. Elas possuem diferentes aspirações, culturas, experiências de vida, personalidades e, ainda, realidades que contribuem significativamente para seus estados de espírito e humor. E todas aquelas “partes” citadas acima são, então, construídas por essas pessoas. Aí vem a hora da verdade: como fazer para tudo isso convergir em um resultado satisfatório para o cliente? É esse o momento em que a empresa mostra “a que veio”, mostra se tem ou não condições sólidas de participar de um mercado extremamente exigente e concorrente. Nesse momento, mostramos a estratégia da empresa, explícita ou implícita, de satisfazer os clientes, de orientar para que todos os componentes da “parte” caminhem rumo a um só ponto, colaborando entre si e contribuindo para facilitar esse caminho. Essa trajetória pode ser difícil ou não, dependendo do grau de comprometimento de cada um e dos valores reais praticados pela empresa.


Daniela Mendonça, diretora de Serviços da LG Sistemas , formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de implantação de softwares.

Da Redação
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (1) Comentários   
 publicidade
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 21 de maio de 2012
12h23 - O aquecimento do mercado de datacenters no Brasil
16h18 - Aplicações corretas garantem a virtualização correta

sexta-feira, 18 de maio de 2012
21h42 - Os desafios do gestor de TI para estabelecer fornecedores parceiros do negócio

segunda-feira, 14 de maio de 2012
21h41 - Uma década de certificação digital no nosso dia a dia
15h10 - CRM: cliente ocupa o centro dos processos do negócio

sábado, 12 de maio de 2012
19h00 - Quem precisa de CRM? Avalie quais são deus objetivos e faça o investimento

segunda-feira, 7 de maio de 2012
16h27 - Contratos de TI ainda são falhos e podem deixar empresas de saia-justa

domingo, 6 de maio de 2012
18h20 - Brasil participa de programa de pesquisa da Comunidade Européia sobvre IoT

quarta-feira, 2 de maio de 2012
12h29 - Descarte de eletrônicos: ecologicamente correto e financeiramente viável

sexta-feira, 27 de abril de 2012
17h09 - Vantagens e desafios da computação em nuvem

sexta-feira, 20 de abril de 2012
12h18 - Como lidar com o excesso de informações

quinta-feira, 19 de abril de 2012
15h31 - IoT: a importância e a oportunidade para o Brasil
14h43 - Modelagem de processos de negócio (BPM) e seus impactos positivos nas organizações

quarta-feira, 18 de abril de 2012
21h28 - Processos de otimização bem estruturados levam a ganhos em todas as linhas de negócios

terça-feira, 17 de abril de 2012
21h34 - Cartões não matarão o papel moeda

segunda-feira, 16 de abril de 2012
18h09 - Sustentabilidade digital: a gestão tecnológica e o Fisco

sexta-feira, 13 de abril de 2012
16h00 - Treinamento de vendas: Entre gatos e lebres o que realmente funciona ?

quinta-feira, 12 de abril de 2012
16h07 - Contact centers e a Lei 12.551/11: porta aberta para um novo modelo de relações de trabalho
15h59 - Certificações em TI: empresas valorizam profissional qualificado

quarta-feira, 11 de abril de 2012
20h12 - Os novos desafios dos Analistas de Negócios

segunda-feira, 9 de abril de 2012
20h53 - Collaboration alavanca a consumerização da informação corporativa
21h13 - Esqueçam o Service Desk tradicional, agora é SaaS e na nuvem
18h45 - Está na hora de colocar a sua empresa nas nuvens?

segunda-feira, 2 de abril de 2012
17h30 - Mobile payment: quando será que vai pegar no Brasil?

segunda-feira, 26 de março de 2012
18h29 - Como deixar seus clientes nas nuvens
18h23 - Como gerar inovação nas empresas
17h51 - Big Data: A arquitetura de dados em velocidade supersônica

quinta-feira, 22 de março de 2012
17h27 - Maximização do desempenho de ativos nas concessionárias de Energia - a gestão estratégica da infra

quarta-feira, 21 de março de 2012
19h21 - `Inefinépcia' na Inovação

terça-feira, 20 de março de 2012
14h59 - BPO: Treinamento e capacitação das lideranças, questão de sobrevivência
14h45 - Você atende bem ao seu cliente heavy user?

segunda-feira, 19 de março de 2012
22h30 - Armadilhas do planejamento de portfólio de projetos

quinta-feira, 15 de março de 2012
22h53 - Como se adequar ao perfil? O mercado mudou e o vendedor precisa mudar também

quarta-feira, 14 de março de 2012
19h06 - A escolha do caminho para o modelo da computação em nuvem e os desafios do mercado financeiro
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVATELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TI INSIDE é uma propriedade da Converge Comunicações.

publicidade