O DBA de alta performance
quarta-feira, 28 de julho de 2010, 23h19
Hoje conversaremos a respeito do trabalho do profissional responsável por Banco de Dados e seus desafios. Sabemos que o grande objetivo de ter um banco de dados em uma empresa é registrar e manter suas informações mais importantes. O responsável pela manutenção e administração dessas informações e de todos os sistemas que rodam utilizando bancos de dados é o Administrador de Banco de Dados, mais conhecido como DBA.
A cada ano que passa o trabalho deste profissional está cada vez mais complexo, pois os fatores que mais o afetam estão em constante crescimento, mais dados, mais bancos de dados, virtualização e carência de profissionais eficientes no mercado de trabalho.
O crescimento de dados, por exemplo, tem sido enorme nos últimos anos. Há alguns anos atrás (década passada), os DBAs se preocupavam com Megabytes, hoje tem que lidar com Terabytes e já em algumas grandes companhias com Petabytes.
Isto tem gerado tarefas bem complexas para seu gerenciamento. Como, por exemplo, monitorar com segurança seus backups, o monitoramento e planejamento desse crescimento, multiplataforma, virtualização, tunning, capacitação e muitos outros.
E isso é apenas parte de suas funções, o DBA deve se preocupar se as aplicações que rodam utilizando os bancos de dados foram criadas dentro dos padrões, que o banco exige, com tabelas modeladas, quantidade de índices nas aplicações, usuários que as utilizarão, enfim uma série de outros fatores que podem, e muito, atrapalhar seu desempenho. Digo "seus", pois à medida que crescem o volume dos bancos de dados crescem também os tipos de plataformas e de versões a serem administradas.
Hoje a grande maioria dos DBAs tem que gerenciar ambientes de múltiplos bancos de dados e o seu mais novo desafio é estender seus conhecimentos a outros tipos não conhecidos anteriormente pelo profissional.
Outro fator que esta se tornando cada vez mais comum é a virtualização. Com o grande crescimento de “datacenters” virtualizados, criou-se outro tipo de problema para se administrar banco de dados, que vão desde o planejamento da capacidade de seus servidores ao monitoramento da performance.
Performance, este é o grande desafio. Quem nunca ouviu “minha aplicação esta travada" ou ainda "nosso sistema está com problemas hoje", frases comuns que afetam diretamente os DBAs, pois todos acreditam ser deles a responsabilidade de uma aplicação rodar "a todo vapor". O constante monitoramento da performance de um banco de dados é a garantia que os usuários acessem os dados mais rápidos com facilidade e que o banco de dados utilize seus recursos de maneira eficiente.
Hoje temos uma carência de bons profissionais. Administradores de bancos de dados experientes sempre foram difíceis de encontrar, o treinamento é fundamental na sua formação e para quem deseja estar atualizado para o mercado. Apesar de esses fatores aumentarem os desafios do dia-a-dia, fornecedores de banco de dados têm trabalhado para que seus bancos sejam cada vez mais "autogerenciáveis", algo tremendamente positivo e com melhorias já notadas. Porém, a complexidade do ambiente de SGBD está aumentando e não parece ter um fim para a gestão e intervenção humana.
Independente desses desafios, espera-se que o DBA, sobrecarregado de trabalho, mantenha os sistemas de banco de dados essenciais disponíveis e otimizados para ter alta performance. O DBA de alta performance deve concentrar-se nas áreas fundamentais do gerenciamento de banco de dados, que são: Armazenamento, Capacidade e Performance.
Segundo Scott Walz, diretor sênior de produtos da Embarcadero, "para cumprir essas metas, o DBA deve adotar uma estratégia e equipar-se com as ferramentas certas para enfrentar esses desafios, pois ainda há muito que aprender, compreender e dominar a cada novo lançamento de banco de dados".
Francisco Freire - gerente de Produtos Embarcadero na SCI TI Tecnologia
|
 |
|
Da Redação
|
|
|
publicidade |
|
|
 |
 |
 |
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
20h44
-
Kingston revela suas previsões de mercado para 2012
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
10h36
-
0s 6 Ms do Big Data
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
10h35
-
Vantagens e desafios da computação em nuvem
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
16h34
-
Cloudsourcing: o inevitável modelo de terceirização
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
08h57
-
PMO como agente de mudanças nas organizações
11h57
-
Projetos de implantação: a hora da verdade
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
12h18
-
PayPal anuncia previsões em pagamentos para 2012
19h30
-
Qual a real importância e benefícios do SAM?
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
18h00
-
Oportunidades e desafios da era dos negócios online
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
21h50
-
BPO/ITO: panorama e tendências
21h16
-
Os desafios da gestão da estratégia empresarial
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
11h37
-
O processo de vendas: a importância da interação crítica
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
16h14
-
A grande oportunidade na web para esta década
16h22
-
A revolução da informática e seu impacto cultural e político
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
19h42
-
É hora de planejar 2012
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
13h52
-
Plataformas de comunicação multimídia interativa a serviço da maior produtividade
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
21h58
-
Digitalização de documentos e a simplificação de processos operacionais nas empresas
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
11h25
-
Premissas para adoção de ferramentas para Gestão de Projetos Corporativos
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
00h25
-
Responsabilidade civil na Internet
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
12h16
-
Ferramentas Sociais: o momento é agora
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
12h27
-
Políticas públicas para o software nacional
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
11h08
-
Copa de 2014: o setor de TICs chutado para escanteio
10h27
-
Saiba como justificar um programa de qualidade de dados
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
14h11
-
Este método não se aplica aqui: "somos muito diferentes". Será?
14h08
-
Preparação e abertura são caminhos para a mudança
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
17h49
-
BPO & ITO modelos distintos de oportunidade Brasil - Índia
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
22h18
-
Invenção e inovação no Brasil
21h50
-
Fim de uma era: rede social redistribui poder no relacionamento cliente/empresa
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
15h28
-
A tecnologia e a colaboração nas estratégias das empresas
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
11h36
-
O avanço da tecnologia e seu reflexo nas organizações
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
16h01
-
Sustentabilidade, custos e o Impacto da TI
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
00h11
-
Desenvolvendo em Chrome
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
21h21
-
Carreira em tecnologia: iniciar corretamente é o segredo
21h17
-
Por que a integração é a chave para os projetos SOA e na nuvem sejam bem-sucedidos.
|
|
 |
|
|
 |
 |
Conheça as publicações da Converge Comunicações
      |
 |
|
|
 |
|